fbpx

O Programa «Portugal Sou Eu» é uma iniciativa do Ministério da Economia, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros 56/2011, e dirigido às PME nacionais e cidadãos em geral.

O Programa «Portugal Sou Eu» visa a dinamização e valorização da oferta nacional com assinalável incorporação nacional, ou seja, valor acrescentado nacional e a promoção de um consumo informado, através de uma marca ativa e identitária da produção nacional.

O Programa «Portugal Sou Eu» procura estimular a produção nacional e fomentar o consumo informado de produtos e serviços, com o contributo fundamental dos estabelecimentos aderentes, que contribuem ativamente para acrescentar valor à economia nacional e gerar emprego.

(i) junto dos consumidores: Divulgação do «Portugal Sou Eu» junto dos consumidores, com especial enfoque nos mais jovens, através de campanhas de comunicação e informação que permitam ao consumidor reconhecer o «Selo Portugal Sou Eu» como forma inequívoca de identificação da origem nacional dos produtos e serviços, possibilitando a escolha e o consumo informados e a fidelização sustentável à marca Portugal;

(ii) junto das empresas: Promoção do «Portugal Sou Eu» junto dos empresários nacionais, sobretudo de PME, e sensibilização para a vantagem competitiva que a marca representa, fomentando a adesão e a qualificação dos produtos e serviços e a maximização do leque de produtos e serviços passíveis de certificação e a cooperação entre as empresas aderentes através da Rede de Empresas Portugal Sou Eu;

(iii) junto das instituições e dos compradores institucionais: Dinamização de plataformas que contribuam para o encontro entre a oferta e a procura e que fomentem a interação entre as empresas nacionais, sobretudo PME, de modo a potenciar o estabelecimento de cadeias de fornecimento integradas que permitam satisfazer as necessidades do mercado nacional;

(iv) Parcerias estratégicas que estimulem redes e oportunidades já existentes: Celebração de protocolos de cooperação estratégica com entidades de reconhecido mérito na respetiva área de atuação, com marcas prestigiadas já enraizadas na sociedade nacional e facilmente reconhecidas pelo consumidor, ou com redes de associados amplamente disseminadas pelo país e com um largo alcance, de modo a agilizar a alavancagem da marca «Portugal Sou Eu» e a fomentar sinergias mútuas.

OBJECTIVOS

Aumentar a notoriedade do Programa

Os vinhedos no Vale Douro, Portugal.jpg
Photo by Maksym Kaharlytskyi on Unsplash

O Programa «Portugal Sou Eu» tem como objetivo principal garantir o envolvimento de toda a sociedade civil no desígnio de aumentar a notoriedade do Programa, de fomentar o consumo informado e de promover a dinamização e valorização da oferta com elevada incorporação nacional, como forma de aumentar a competitividade e a criação de emprego nas empresas portuguesas, em particular nas PME.

Num dos estudos realizados para o Programa Portugal Sou Eu pela Ernst & Young | Augusto Mateus e Associados, foi simulado um cenário de choque que consistiu na substituição de produtos importados, por produtos nacionais, no valor respetivamente de 10€ e 20€ mensais, pelos consumidores entre os 25 e os 64 anos. Este foi o resultado:
 

substituição de importações de 10€ por mês pelo consumidor entre 25 e 64 anos1.190
milhões €
429
milhões €
19
m. FTE
210
milhões €
225
milhões €
0.3%
 
PRODUÇÃO

VAB

Emprego

Salários

Importações
(Indiretas)

PIB
substituição de importações de 20€ por mês pelo consumidor entre 25 e 64 anos2.379
milhões €
857
milhões €
37
m. FTE
420
milhões €
449
milhões €
0.6 ‰


Objetivo Estratégico

O Programa «Portugal Sou Eu» aposta forte e concertadamente numa estratégia que permita, simultaneamente, aumentar a competitividade das empresas portuguesas e fomentar uma maior incorporação de valor acrescentado na produção nacional.

Tem como objetivo reforçar o desenvolvimento das empresas portuguesas, através da valorização da oferta nacional, com base numa estratégia coletiva inovadora, capazes de funcionar como argumentos distintivos para a recuperação económica e promoverem a competitividade do tecido económico. Procura aumentar a produção nacional através da dinamização do mercado interno, contribuindo também para criar condições para aumentar o número de empresas com potencial para exportar.

1. Estimular a competitividade das empresas nacionais;

2. Fomentar a produção com acrescida incorporação de valor em Portugal, contribuindo para a revitalização do tecido produtivo nacional;

3. Fomentar a mudança de atitude dos consumidores e das empresas através do reconhecimento dos valores associados à origem nacional dos produtos;

4. Dinamizar a procura dos bens e serviços que mais contribuem para a criação de valor em Portugal, nomeadamente no que diz respeito à criação de emprego e de riqueza nacional;

5. Assegurar a articulação e coerência entre as ações públicas e privadas que se enquadrem nestes objetivos.

Objetivos Operacionais

a) Aumentar a divulgação e notoriedade da marca «Portugal Sou Eu» e criar condições que permitam aos consumidores uma escolha informada, fomentando a importância atribuída pelos portugueses ao consumo de bens e serviços com origem Portugal;

b) Potenciar a valorização da oferta nacional e evidenciar as suas características diferenciadoras como uma mais-valia competitiva e um fator de afirmação da identidade e excelência do país, bem como estimular uma mudança de atitude dos consumidores e das empresas, visando o reconhecimento e a valorização da incorporação nacional dos produtos e dos serviços nacionais;

c) Dinamizar a procura dos produtos e serviços que mais contribuem para a criação de valor em Portugal, contribuindo para a retoma sustentável do crescimento económico;

d) Estimular a produção nacional de bens e de serviços com acrescida incorporação de valor, como forma de aumentar a competitividade das empresas nacionais, sobretudo PME, e a criação de emprego;

e) Explorar sinergias resultantes do encontro entre empresas e estabelecimento de cadeias de fornecimento.

A QUEM SE DIRIGE

Todos os Portugueses

Funchal, Madeira
Photo by Martha Dominguez de Gouveia on Unsplash

O Programa «Portugal Sou Eu» destina-se a os todos os Portugueses, com o objetivo de mobilizar o país para o desígnio do crescimento económico, e procura o envolvimento ativo e empenhado de toda a sociedade civil. O Programa estrutura-se em torno do papel e dos contributos que cada destinatário pode aportar.

O Programa Portugal Sou Eu dirige-se aos consumidores, às empresas, às instituições e às entidades coletivas empresariais, que devem ser encarados como parte integrante e fulcral da estratégia a prosseguir:
•    Os Consumidores Finais  sensibilizando-os através de campanhas de informação e promoção sobre a identificação da origem dos produtos e serviços, de forma a estimular a escolha informada e a fidelização sustentável do consumo;
 
•    As PME do sector primário, secundário, do comércio e da restauração desenvolvendo vantagens e benefícios da adesão da rede de empresas Portugal Sou Eu;
 
•    As Grandes Empresas e a Grande Distribuição e Compradores Institucionais, sensibilizando-as para o fomento de plataformas de miscigenação entre a oferta e a procura numa perspetiva de dinamização da interação e aproximação com as PME nacionais.

COMO PARTICIPAR

Aumentar a notoriedade do Programa

Vintage Port
Photo by Bruno Martins on Unsplash

Qualquer pessoa ou entidade pode associar-se ao Programa «Portugal Sou Eu», tomando consciência da importância que a valorização da produção nacional representa para a sustentabilidade económica e a criação de emprego no nosso País, e ajudando a partilhar e afirmar estes valores no seu dia-a-dia.

As formas de participação são múltiplas:

 – enquanto cidadãos registando-se no portal, associando-se à divulgação da iniciativa e mobilizando para esta causa a sua rede de relacionamentos pessoais e profissionais;

 – enquanto consumidores, orientando as suas opções de consumo de forma consciente, no conhecimento do impacto positivo que a aquisição dos produtos e serviços com selo Portugal Sou Eu tem na economia nacional;

– enquanto empresas, associando-se à divulgação da iniciativa, promovendo os seus valores junto de colaboradores e clientes, e desenvolvendo atividades que contribuam para reconhecer e incentivar o valor nacional do nosso sistema produtivo;

– enquanto empresas aderentes à qualificação Portugal Sou Eu, confirmando a incorporação de valor nacional na sua cadeia de produção, e usufruindo de um selo distintivo que atesta a identidade nacional dos seus produtos junto de clientes e fornecedores.
 saber menos 

GESTÃO DO PROGRAMA

Orgão de Gestão

Silver Jewellery making
Photo by Annie Spratt on Unsplash

O Órgão de Gestão é responsável pela implementação, acompanhamento e avaliação das iniciativas específicas a desenvolver no âmbito do Programa Portugal Sou Eu, bem como, pela articulação com outras entidades que colaboram na implementação de ações e iniciativas que promovam os objetivos do programa.

O Órgão de Gestão é composto pela AEP, AIP, CAP e pelo IAPMEI.

Estas entidades em conjunto com a AHRESP, APED e CCP constituem o Conselho Geral do Programa Portugal Sou Eu.

Républica

via portugalsoueu.pt



Gostou desse artigo? Use os comentários abaixo para contar suas experiências, dificuldades e dúvidas sobre este assunto.

Se esse conteúdo foi importante pra você, compartilhe também com seus amigos em seus grupos de relacionamento e redes sociais.
Sharing is caring! :-)

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Scroll to Top
Abrir o Chat
1
Posso ajudar?
Olá
Posso ajudar?