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Inbound Marketing: Como atrair clientes na Internet e gerar resultados

O principal produto da internet é a informação (conteúdo), seja de forma escrita, audiovisual, interativa, ou simplesmente num registro fotográfico. Você provavelmente chegou a esta página por que estava buscando informação, seja através de uma pesquisa, ou num link compartilhado. Isto tudo é Inbound Marketing, e perceba que funcina muito bem, afinal, foi o interesse neste conteúdo que te atraiu até este site.

Uma das formas mais eficientes de atrair clientes na internet é pagar pela publicidade (Banners, Links Patrocinados, Impulsionamentos, etc.), isso no entanto demanda altos custos de implementação e uma manutenção constante. A mídia pagas pode ser bastante efetiva, e devem ser usadas, entretanto o problema é que quando você para de pagar automaticamente você para de aparecer, e as visitas ao seu site também irão diminuir.

É aqui que entra o Inbound Barketing, uma metodologia que visa criar uma base permanente de visitas, através do conteúdo que você mesmo pode gerar, a partir do seu próprio conhecimento, e da sua experiência com seu segmento de mercado. Tudo isso num lugar que é realmente do seu domínio, o seu site / blog (trocadilho intencional).

A melhor forma de ganhar o direito de ser ouvido é responder a pergunta que alguém fez.

Dionizio Bach

Inbound Marketing vs Outbound Marketing

Vou começar pelo Oubound Marketing, que é caracterizado pela iniciativa de chamar a atenção de qualquer possível comprador. usando alguma forma de interrupção nas atividades do cliente, que muitas vezes gera uma justificavel repulsa. Panfletos, placares, intervalos comerciais, SPAM e telemarketing (cold calls) são bons exemplos de ações de marketing focadas nos interesses do vendedor (a venda).

Por outro lado, a essência do Inbound Marketing é aproveitar o interesse natural do seu futuro cliente naquilo que você já tem a oferecer. As pessoas já interessadas nos seus produtos e serviços estão diariamente em busca de respostas no Google, YouTube e noutras ferraments de pequisas. A chave do sucesso é compreender ete interesse e aparecer antes dos outros nos resultados, pois este interesse natural gera atração pelo conteúdo que o seu público já está a buscar.

Outbound vs Inbound Marketing
Imagem: Hubspot

Curiosidade

A idéia de atrair clientes com conteúdo não é tão nova assim, os almanaques de farmácia (ou pharmácia) já tinham esta função há bastante tempo. Outro exemplo de sucesso é o Guia Michelin que desde 1900 promove o turismo para motivar o uso dos automóveis na Europa. A maioria dos almanaques e guias impressos já não é mais publicada, mas alguns conseguiram sobreviver ao tempo e ao migrar para o meio online. Vale a pena conhecer uma edição digital do Almanaque Sadol, que é distribuído nas farmácias brasileiras desde 1946.

Como Atrair Mais Visitantes para o seu Site

O conceito de Inbound Marketing é exatamente atrair visitantes para suas páginas a partir das pesquisas que eles fazem nos mecanismos de busca. Desta forma estamos apresentando respostas para as perguntas que realmente estão sendo feitas, e não simplesmente apresentando uma solução e esperando que alguém tenha o problema. Mas como descobrir o que as pessoas estão buscando em suas pesquisas online?

Aula 11 - Soluções Criativas para a Produção de Conteúdo na Internet

Para conhecer seu público-alvo online não é necessário contratar uma pesquisa de mercado. Os relatórios de visitas de seu site (ex: Analytics) já fornecem uma série de informações importantes como, por exemplo, as palavras-chave das busca que trouxeram seus visitantes. Com estas palavras-chave você já pode começar a planejar novas páginas/posts que respondam a estes questionamentos, e uma quantidade suficientes de páginas/posts sobre um determinado assunto pode te colocar como uma autoridade sobre este assunto.

Uma vez que suas páginas estejam atraindo mais visitantes, e te trazendo novos contatos (leads), seu relacionamento com eles permitirá conhecer suas necessidades e apresentar soluções reais e personalizadas. Este processo gera confiança e novas indicações, o que aumentará exponencialmente seu número de visitas, leads, relacionamentos e vendas.

A metodologia de Inbound Marketing é simples, lógica e eficiente, e na prática requer um pouco de trabalho inicial, até adquirir o hábito de escrever com frequência. Uma vez que você saiba para quem está escrevendo e quais são suas principais perguntas, você poderá atrair muito mais visitantes que estejam buscando por perguntas que você pode responder. E não se preocupe se você não tem habilidades de redação (a maioria de nós não tem), lembre-se sempre existem parceiros que podem te ajudar em cada passo do processo.

É importante mencionar que conteúdo de qualidade é o mais importante para atrair seus visitantes, mas bons resultados de posicionamento (ranking) só serão conseguidos com um visual atraente que inspire confiança dentro de um website devidamente construído nos padrões de design para Web (SEO).

Como aproveitar o poder do Inbound Marketing

Para conhecer mais a fundo esta metodologia inovadora para o meio online, recomendo ler os seguintes artigos:

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