Quando os vossos cliente estão a procurar um fornecedor na internet, certamente encontrarão os que já estiverem cadastrados e melhor posicionados no Google, ou no mecanismo de busca utilizado. Possivelmente verão anunciantes que investem para aparecer antes dos demais, mas geralmente fecham negócio com os que estiverem melhor avaliados por outros clientes.
Basta observar como você escolhe os vossos fornecedores, todos somos semelhantes nesse sentido e queremos encontrar rapidamente os melhores profissionais que resolvam os nossos problemas imediatos. Falo mais disso nesse artigo: Responda as perguntas que as pessoas já estão fazendo!
Guias Locais Essenciais qualquer tipo de negócio
O Google Maps funciona como um guia local online, semelhante às antigas páginas amarelas da Lista telefônica. No entanto ele não é o único, já que existem muitos guias segmentados, que também facilitam a nossa vida como clientes.
Além disso, alguns desses guias locais são usados como base para os principais aplicativos de GPS, e portanto são essenciais para que seus clientes te encontrem rapidamente quando estiverem usando seus aplicativos favoritos para chegar até você
Cadastre ou reivindique seu negócio em cada um desses sites abaixo para garantir sua melhor presença online. Todos eles permitem classificações e avaliações que servem como prova social em forma de depoimentos públicos sobre o seu negocio.
Essas avaliações públicas podem melhorar as chances de novos clientes aparecerem. É muito importante agradecer às boas avaliações e dar a devida atenção às ruins, talvez isso seja o bastante para um cliente insatisfeito reconsiderar uma nota baixa. Também pode ser o suficiente para um consumidor indeciso perceber seu interesse em garantir a satisfação de seus clientes.
• Google My Business (Google Maps)
https://www.google.pt/business
• Facebook – Check-in (HERE WeGo Map)
https://business.facebook.com/
• Foursquare (Waze Maps)
http://business.foursquare.com/
• Yelp! (Apple Maps)
https://biz.yelp.pt/
Bônus!
Valorize ainda mais a sua marca e credibilidade com essas dicas para melhorar as fotos do seu negócio!
Guias Locais Populares para a maioria dos negócios
Estes guias locais online a seguir servem para ampliar sua presença online ajudando o SEO do seu site através de link building. Alguns deles também permitem que seus clientes forneçam depoimentos públicos que ajudarão como prova social para gerar autoridade e ampliar a credibilidade que outros clientes terão a respeito da sua marca.
Prestadores de Serviços
Os guias online abaixo são ótimos para quem presta algum tipo de serviço especializado. Alguns permitem receber orçamentos por e-mail e não disponibilizam dados de contato do profissional, mas todos tem opção de avaliação e/ou depoimentos, que podem ser muito úteis para aumentar a credibilidade da sua marca.
• 360°Local
https://www.360local.pro/portugal/
Estes dois Guias são pagos mas trazem leads qualificados, neles você entrará em contato direto com os clientes que já estão buscando os seus serviços
• Fixando
https://www.fixando.pt/
• Star of Service
https://www.starofservice.pt/pro
• Zaask
https://www.zaask.pt/
Hospitalidade
• AirBNB
https://www.airbnb.pt
AirBNB é um sistema de acomodações por comunidade que atualmente oferece suporte para quem deseja trabalhar no ramo de Hospedagens, e já trabalham com Eventos e Serviços através de Experiências. As experiências são uma ótima opção para quem trabalha com turistas que desejam conhecer sua cidade contanto com a indicação de uma estrutura.
• Trip Advisor (Apple Maps)
https://www.tripadvisor.pt/Owners
O TripAdvisor é considerado uma dos principais pontos de partida para quem planeja viagens e passeios, mesmo que seja descobrir novos locais em sua própria cidade. Este guia é essencial para receber avaliações e aparecer para as pessoas que estão buscando o seu tipo de serviço.
• Uber Eats
https://restaurants.ubereats.com/pt/pt-pt/
O serviço Uber ampliou seus serviços de transporte para delivery de alimentos e bebidas, além de apenas pessoas. No link acima você pode oferecer seus serviços usando o servico de entrega do Uber.
Bônus: Lugares que talvez valham a pena para o seu tipo de negócio
Estes marketplaces abaixo são muito populares e podem gerar resultados positivos para os seu negócio. No entanto, eles não permitem links para sites externos então não geram resultados de SEO para o seu site.
• Mercado Livre
https://www.mercadolivre.com.br | Regras
• OLX
https://www.olx.pt | Regras e produtos proibidos
Bônus 2: Facebook Marketplace
• Facebook Marketplace
https://www.facebook.com/marketplace/
O Marketplace do Facebook é um espaço de ofertas, compra e venda. Aqui os anúncios são gratuitos mas deve ser feitos apenas por pessoas, não são permitidos anúncios comerciais.
• Marketplace para Empresas
O Marketplace para empresas é uma parceria do Facebook com alguns serviços direcionados em mercados específicos: Automóveis, Imóveis e Varejo
https://www.facebook.com/marketplace/learn-more/business
Para anunciar sua empresa de forma mais direcionada para o seu público, use o Facebook Ads. Mas muito cuidado, antes de começar a anunciar estude bastante, pois são muitas regras e é muito fácil cometer algum erro e ter sua conta de anúncios bloqueada.
Bônus 3: Mantenha sua reputação. Verifique sua marca com frequência.
Atualmente é muito comum que os consumidores procurem tanto indicações positivas quanto negativas sobre seus possíveis fornecedores. Em Portugal, o principal site de credibilidade é o Livro de Reclamações Online, então esse é o guia online que você não vai querer que seu negócio esteja.
• Livro de Reclamação Online
https://www.livroreclamacoes.pt/
Recomendo que visite e pesquise o nome do seu negócio uma vez por mês, para verificar se foi cadastrado por algum cliente insatisfeito. Caso já tenha sido cadastrado, tente resolver as reclamações publicamente o mais rápido possível para que os demais clientes em potencial vejam seu interesse em resolver e garantir a satisfação de seus atuais clientes. Neste caso também sugiro que passe a visitar o site semanalmente para verificar novas reclamações e/ou interações.
Gostou desta lista? Ela é bem simples para quem está começando mesmo. Certamente existem muitos outros que são direcionados para mercados específicos, como o Doctoralia, Dentistas, etc. Compartilhe nos comentários os principais guias online que você usa no seu ramo de trabalho para divulgar seu negócio. E compartilhe com seus amigos no WhatsApp e redes sociais.
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