fbpx

Como criar uma logomarca para o seu negócio. Por que você precisa de uma?

Uma dúvida muito comum para pessoas empreendedoras é “Como criar uma logomarca para o meu negócio?” A partir dessa pergunta surgem muitas outras, como: “Será que eu devo usar uma imagem ou apenas letras?”

O que é uma logomarca (ou logotipo)?

Um logomarca é uma combinação de texto e imagens visuais que serve a dois propósitos. Diz às pessoas o nome da empresa e cria um símbolo visual que representa o seu negócio. Algumas logomarcas têm uma poderosa associação simbólica conectada à memória das pessoas. Por exemplo, os arcos dourados do McDonalds são tão familiares que não precisam mais do texto “McDonalds” para que você reconheça que esse símbolo representa o McDonalds. Logomarcas com texto também são chamadas de logotipos.

Por que preciso de uma logomarca?

Ter uma logomarca com aparência profissional e bem projetado gera confiança. É provável que os clientes em potencial negociem com você se você tiver uma logomarca bem projetada. Se a sua logomarca parecer ter sido projetado no Microsoft Word, as pessoas questionarão até que ponto você pode fornecer seus produtos / serviços principais.

O que deve conter uma boa logomarca para pequenas empresas?

Torne o texto parte do da sua logo marca super claro e legível

Enquanto muitas pequenas empresas pensam que sua marca será a próxima Coca-Cola ou McDonalds, na realidade, quando você começa com sua logomarca, uma das características mais importantes é que o texto do nome da sua empresa é claro e fácil de ler à distância, como pode aparecer na sinalização do veículo, sinalização predial, pôsteres ou outro local onde o logotipo é visto à distância.

Use sua logo consistentemente

Quando grandes marcas globais obtêm uma logomarca projetada, geralmente preparam documentos grandes para padrões de marcas, com dezenas de páginas. Esses documentos abrangem coisas como:

  • Orientação sobre as diferentes variações da logomarca e onde eles devem e não devem ser usados.
  • Orientação sobre a modificação da logomarca e o que não deve ser feito com a logomarca.
  • O que deve e o que não deve aparecer próximo à logomarca.
  • Como a logomarca deve aparecer em todos os tipos de cenários diferentes.

Embora esse nível de documentação seja um exagero para a maioria das logomarcas de pequenas empresas, essas grandes marcas entendem que, se as marcas forem inconsistentes na maneira como sua logomarca aparece em diferentes situações, isso pode ser prejudicial à confiança. Portanto, seja realmente consistente com a forma como a sua logomarca é usada.

Cores simples – pense nas diferentes situações em que será usado

Sua logomarca pode aparecer em telas, cartões de visita, papéis timbrados, banners, veículos, sinalização de lojas, embalagens de produtos, anúncios em jornais apenas para citar alguns. Logomarca com cores gradientes (degradê), muitos detalhes finos, muitas cores diferentes ou conteúdo fotográfico têm muito mais probabilidade de parecer bastante diferentes nessas situações diferentes, pois muitos deles usam tecnologia de impressão completamente diferente e dificulta a correspondência exata das cores. . É por isso que as marcas mais poderosas do mundo costumam ficar com uma paleta simples de menos de três cores principais. Eles também usam cores sólidas em vez de gradientes.

Tenha algo visual / memorável

Embora você possa levar algumas décadas para se tornar a próxima Coca Cola ou McDonalds, é bom ter algo memorável sobre o sua logomarca. Algumas empresas fazem isso usando texto interessante ou modificando parte do texto no logotipo para não ser apenas uma fonte padrão. Outras empresas fazem isso adicionando algum tipo de ícone ilustrado ao lado da parte do texto do logotipo. Um aspecto útil de ter um ícone é que você também pode usá-lo em algumas situações. Por exemplo, o visto Nike pode aparecer com o texto Nike ou sem. Embora originalmente o tick da Nike não significasse nada se não aparecesse ao lado do texto da Nike, ao longo do tempo que a associação de memória visual se desenvolveu. Se você deseja uma logomarca minimalista e muito elegante, basta usar uma fonte de aparência moderna com um toque de cor de destaque.

Como criar uma logomarca?

1. Faça você mesmo

O jeito mais rápido de criar uma logomarca é usar uma ferramenta online, aqui seguem algumas opções:

2. Contrate um profissional

A melhor maneira de obter uma logomarca é tê-la projetada profissionalmente. Embora existam serviços baratos de design de logotipo on-line, de acordo com a nossa experiência, o melhor valor e serviço são de pequenas lojas locais de design gráfico ou gráficas. Ao optar por um pequeno designer gráfico freelancer ou uma gráfica com um designer interno, você evitará pagar milhares de reais que você pode pagar com uma agência de publicidade ou uma grande empresa de design, mas ainda assim obter um logotipo de qualidade com serviço personalizado. Essas pequenas empresas de design também são excelentes no design de cartões de visita e materiais de impressão, para que você possa frequentemente obter bons negócios fazendo com que eles projetem seus cartões de visita, papel de carta e logotipo de uma só vez. Isso também ajuda a definir a consistência da marca.

Dicas para escolher um designer e obter o melhor resultado

Certifique-se de visualizar exemplos de seus trabalhos anteriores – e de gostar do que eles fizeram anteriormente. Se eles tiverem um grande portfólio de excelentes exemplos de design de logotipo, você poderá ter mais confiança na capacidade de criar um ótimo logotipo para você. Converse com outras pequenas empresas que você conhece com ótimos logotipos e pergunte quem elas usaram e se recomendariam o designer. Se você é uma pequena empresa iniciante, não precisa gastar milhares em design de logotipo. Se você acha que o preço cotado pode ser muito alto, pergunte ao redor para ver o que as outras pessoas pagaram. Até os melhores designers só podem encantar seus clientes se tiverem um resumo claro do que o cliente deseja. Se o resumo do cliente for muito vago, é muito difícil saber por onde começar com o design.

Experimente uma dessa plataformas para obter orçamentos sem compromisso:

Traduzido e expandido do post original por Jeremy Johnson em 05/11/2014 em rocketspark.com

Bora lá fazer a sua logomarca?

Criar uma marca visual icónica que representa o seu negócio é um grande passo. Comente abaixo os seus maiores desafios e insights , e depois me passe um link para conhecer sua nova logomarca!

E se precisa de orientação para realizar esse processo sem erros, conte comigo!



Gostou desse artigo? Use os comentários abaixo para contar suas experiências, dificuldades e dúvidas sobre este assunto.

Se esse conteúdo foi importante pra você, compartilhe também com seus amigos em seus grupos de relacionamento e redes sociais.
Sharing is caring! :-)

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Scroll to Top
Abrir o Chat
1
Posso ajudar?
Olá
Posso ajudar?