Mas se alguém duvidar do seu potencial, mande um cartão postal da lua.
Allan Dias Castro
Então, quantos cartões de Natal ou cartões de felicitações recebestes este ano? Foram menos do que nos anos anteriores? Se os teus amigos e colegas de trabalho se enquadrarem na norma, provavelmente estão a se afastar desta tradição.
Algumas pessoas não querem perder tempo a enviar cartões e outras preferem economizar no custo do envio, especialmente quando podem simplesmente enviar uma saudação a todos com o clique de um botão no Facebook.
Muitas empresas usaram essa desaceleração nos correios como uma desculpa para descontinuar os envios de correspondência de qualquer tipo. Mas essa queda geral de uso dos correios é, na verdade, o motivo pelo qual você precisa considerar o uso de cartões postais para chamar a atenção para o seu negócio local.
5 benefícios de usar cartões postais para tua empresa
- Os postais são mais baratos para enviar do que as cartas. Se tu estiveres a enviar apenas cinco cartões-postais, a diferença no custo do selo não é muito significativa, mas se estiveres a enviar centenas ou milhares de cartões-postais, pode economizar bastante na produção, no manuseio e no envio em relação a um folheto dentro de envelopes.
- Os cartões postais se destacam porque têm tamanhos diferentes do envelope normal. Eles também tendem a ser mais coloridos.
- Tu podes chamar a atenção de alguém imediatamente com um cartão postal, porque não há nada para abrir. A tua mensagem está bem na frente deles e várias pessoas perceberão esta mensagem, e não apenas o destinatário final.
- Com o número de pessoas que usam o e-mail regularmente diminuindo, agora é mais fácil entrar em contato com alguém em sua caixa de correio real do que na virtual, que está lotada com uma média de 121 e-mails por dia. Uma abordagem como essa certamente se destacará dos demais no seu segmento profissional.
- Você não precisa explicar tudo com um cartão postal. Você só precisa chamar a atenção o suficiente e despertar seu interesse. O texto de um cartão postal não é complicado, mas deve levar à ação pretendida.
Existem muitas maneiras de usar cartões postais em sua empresa. Aqui estão apenas algumas…
Ideias para usar cartões postais no seu negócio local
- Como apresentação. Se você é novo na área ou acabou de abrir um novo local, informe as pessoas enviando um cartão postal. Se você tiver uma mudança na gestão ou uma nova abordagem, pode enviar um cartão postal.
- Anunciar novos horários. Se você alterou seu horário de funcionamento, deseja editá-lo no seu site e na sua ficha do Google My Business. Você também deve considerar informar essa novidade através de um cartão postal e enviar aos seus cliente, ou ainda num cartão postal magnético para lembrá-los com mais facilidade dos seus contatos e horário de atendimento. A propósito, coloque um QRCode com seu link para o seu cardápio/produtos ou então para eles avaliarem o seu negócio.
- Lembrar de datas importantes . Quem não gosta de ser lembrado numa data comemorativa? Seja no aniversário de nascimento, ou de casamento, ou talvez de uma conquista como a compra de um imóvel, qualquer data importante pode e deve ser celebrada. Se você mantém um registro de alguma data importante para os seus clientes, aproveite para enviar cartões postais personalizados mostrando que você se lembrou e se importa.
- Enviando cupons . Cartões postais são uma ótima maneira de enviar seus cupons para a comunidade.
- Anuncie vendas . Se você estiver realizando uma promoção especial, use um cartão postal para garantir que os clientes saibam disso. Se quiser dar a eles motivos adicionais para virem, você pode criar um cartão postal que valha algo como mercadoria adicional ou um desconto secreto oculto apenas para portadores de cartão postal.
- Mini brochuras. Você pode acertar os destaques do seu produto ou serviço em um cartão postal. Inclua um código QR para que as pessoas possam encontrar informações adicionais sobre você e sua empresa com facilidade.
- Acompanhamento de feiras . Se você expõe em feiras ou conferências, provavelmente receberá uma lista de participantes. Embora as regras de comunicação variem de acordo com o evento, se você puder entrar em contato com os participantes, considere o envio de um cartão postal. Isso vai economizar em custos de envio. Seus vendedores também podem personalizar uma nota rápida sobre ele. Você pode oferecer um desconto especial pós-show, que expira logo em seguida, a fim de impulsionar as vendas para aqueles que estão considerando isso.
- Para apresentar uma nova contratação . Se você recentemente contratou um rockstar ou os clientes têm um novo ponto de contato em sua empresa, você pode enviar um cartão postal com essas informações.
- Como uma campanha especial . Se você estiver fazendo algo fora do comum, como uma campanha de marketing baseada em histórias de clientes, uma das maneiras de solicitar as histórias deles é por meio de um cartão postal. Se você fizer isso, não use um método offline para coletar histórias. É melhor direcioná-los a um local online para compartilhar suas histórias com algo como um código QR. Não confie neles para telefonar ou enviá-lo de volta por correio. Facilite o compartilhamento para eles.
- Apresentando um elemento especial e altamente visual do seu negócio . cartões postais funcionam bem com imagens evocativas. Se você estiver lançando um produto ou serviço que pode ser capturado visualmente (como uma sobremesa ou um novo sabor de cupcake), considere anunciá-lo em um cartão postal. As pessoas verão sua imagem marcante e vão querer experimentar por si mesmas.
- Convide pessoas para experimentarem. Parte da dificuldade em conseguir negócios é, primeiro, fazer com que as pessoas o conheçam e, em segundo lugar, fazer com que pensem em você quando precisarem de seus produtos ou serviços. Use um cartão postal para convidar as pessoas a experimentarem seus produtos ou serviços. Faça valer a pena com um desconto para novos clientes.
- Mantenha seus clientes satisfeitos com um “só porque “. Você já viu um desconto ou anúncio especial apenas para novos clientes? Você fica furioso quando você é um cliente e ainda assim todas as melhores ofertas vão para novos clientes? Certifique-se de que seus clientes leais não se sintam tomados como garantidos. Faça algo especial para eles com uma campanha de cartão postal e uma oferta “só porque”.
- Hospede um concurso. Em um lado do cartão-postal, coloque uma imagem do seu mascote, do proprietário do negócio ou de alguma outra pessoa ou personagem associado ao seu negócio. Em seguida, crie um concurso de mídia social que convida as pessoas que recebem este cartão-postal a levar o “personagem” do cartão-postal para onde estiverem e postar fotos deles posando com o cartão-postal. Você pode escolher o vencedor aleatoriamente a partir das inscrições ou permitir que sejam escolhidos por crowdsourcing nas redes sociais, votando em seu favorito, ou premiar os vencedores com base em um tema específico, como o mais distante, o mais engraçado ou outro tema estipulado.
- Uma receita . Os cartões postais têm o tamanho perfeito para receitas. Se você tem um produto ou serviço que permite compartilhar uma receita, um cartão postal é uma maneira divertida de divulgar sua receita para a comunidade.
- Como um convite. Se você estiver organizando uma festa ou evento especial – além de postá-lo no Facebook – envie um convite por cartão-postal para os clientes atuais e aqueles em sua lista de mala direta. Embora seja fácil esquecer algo no Facebook, é mais difícil quando há um pedaço de papel na sua frente.
- Para anunciar uma aula . O marketing de experiência está se tornando uma grande tendência para as empresas. Algumas empresas estão hospedando aulas para aumentar o interesse de clientes em potencial na compra. Empresas como a Home Depot oferecem aulas de bricolagem, enquanto empresas de hobby, como a Michaels, oferecem aulas de artesanato. Se sua empresa está hospedando uma aula, envie um cartão postal.
- Compartilhando uma imagem das mudanças em sua organização. Se você recentemente inaugurou uma nova ala, redecorou, criou um espaço mais relaxante ou adicionou alguma outra faceta física ao seu negócio, pode compartilhá-la com a comunidade por meio de um cartão postal.
- Easter Egg (um recurso ou lugar secreto). Fotografe locais obscuros do seu estabelecimento e convide os clientes a explorar espaço e tirar uma selfie segurando o cartão e o objeto encontrado. Convide seus clientes a compartilhar as fotos em suas redes sociais e usar uma #hashtag específica para esta campanha.
- Como um brinquedo . Você também pode usar cartões postais como brinquedos. Crie um recorte de uma boneca de papel, uma máscara ou um pequeno personagem em seu cartão postal. Você também pode vincular essas coisas ao seu marketing. Por exemplo, uma campanha de marketing teve como objetivo transformar os clientes em super-heróis ao comprar o serviço da empresa. O cartão postal era uma máscara de super-herói que o destinatário foi convidado a cortar. Eles agora eram um super-herói para sua organização, pois “salvaram o dia”. Convide teus clientes a compartilhar as fotos com seu brinquedo e usar uma #hashtag específica para esta campanha.
- Crie uma coleção. Muita gente ama colecionar coisas (eu mesmo coleciono coleções ?). Você pode criar uma série de cartões para enviar aleatoriamente aos seus clientes. Melhor ainda se a coleção formar um belo painel ao juntar todos os itens. Envie frequentemente e crie formas de incentivar a troca dos cartões, em eventos que você pode criar especialmente aos os colecionadores.
- Liberte cartões pela cidade afora. Eu participo de um movimento chamado BookCrossing que visa transformar o mundo numa gigante biblioteca. A idéia é espalhar livros em lugares públicos para que sejam encontrados e registrados num sistema de cadastro gratuito. Com o tempo, é possível rastrear por onde aquele livro já passou. E se você deixar cartões espalhados pela cidade com mensagens positivas e links para posts no seu blog via QRCodes? (continue lendo para saber mais sobre isso). Incentive a pessoa a acessar o link mas deixar o cartão onde encontrou, ou então levá-lo a outros lugares públicos como estações de ônibus e metrô, bibliotecas, bares, escolas, universidades, …
- Envie cartões postais para pessoas aleatórias. Depois da idéia anterior, acabei pesquisando e descobri que existe o postcrossing.com que incentiva pessoas a mandar cartões postais para outras pessoas ao redor do mundo. Desta forma você torna a sua marca conhecida internacionalmente!
E a sustentabilidade?
Quando sugiro às empresas que os cartões postais ainda estão bem vivos, alguns discutem comigo sobre o meio ambiente e como não precisamos cortar mais árvores para enviar anúncios que só serão jogados fora.
É por isso que existem muitas variedades diferentes de cartões postais, incluindo materiais 100% reciclados e cartões postais que contêm sementes que podem ser plantadas assim que as informações não forem mais necessárias. Você também pode imprimir um comentário “por favor, recicle-me” no próprio cartão postal.
Muitas pessoas farão conforme solicitado. Se você ainda estiver preocupado com isso, peça a eles que tragam o cartão postal e devolvam-no para que você possa reciclá-lo. Isso funciona especialmente bem com cupons e descontos quando você tem um local físico.
Traduzido e ampliado no post original da Think Quik
QR Codes
Conforme as tecnologias avançam é necessário adaptar-se e evoluir para acompanhar as tendências e novos hábitos culturais. Os QR Codes são imagens que podem ser lidad pela câmrar do seu smartphone ou tablet e em seguida são transformadas num texto, geralmente um link para uma página específica que você desejar.
Você pode gera quantos QR Code quiser, uma para cada oferta, rede social ou página do seu site/blog. Abaixo coloco dois geradores de QRCode gratuitos para você gerar os seus links em imagem. Depois é só baixar a imagem e usar nos seus cartoes e outros impressos. Recomendo salvar o nome do arquivo com uma dica sobre do conteúdo da imagem, pois precisará se organizar depois para identificar cada um deles. 😉
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