Sim, tu lestes certo, a função do Marketing não é mesmo vender. Marketing e Vendas são duas forças complementares mas cada uma tem suas funções e responsabilidades. Quer saber mais sobre isso? Continue lendo!

Em empresas maiores existem equipas inteiras dedicadas para cada função:

  • Marketing = Branding, publicidade, conteúdo, redes sociais, geração e qualificação de leads, etc.
  • Vendas = Equipa comercial, vendedores, representantes, lojas física e virtuais, etc.

Na prática o Marketing passa os Leads Qualificados para a equipa comercial que reporta quais efetivamente se tornaram clientes e o quanto gastaram na loja.

Eu bem sei que numa estrutura pequena – algumas vezes de uma única pessoa – isso parece inviável. No entanto, é muito importante ter isso me mente desde já para que possas definir objetivos concretos para cada área, e quando a tua estrutura crescer já terá esta cultura bem estabelecida.

Vamos adiante de modo a entender melhor como isso tudo funciona.

Qual é a função do Marketing?

Eu aprendi numa palestra que assisti, infelizmente não me lembro o nome da pessoa, mas ficou muito forte um único conhecimento: A função do marketing é gerar desejo!

Como assim! Que tipo de desejo?

Sendo bem generalista, considere que as pessoas compram algo movidas por dois sentimentos essenciais: dor ou desejo. Ou elas tem um problema que precisa de um solução, ou elas tem uma vontade insaciável que as move a comprar algo, mesmo que seja desnecessário.

Simplificando ainda mais: Tudo é Desejo! E se me permites parafrasear o poeta:

“Toda dor vem do desejo de não sentirmos dor.”

Legião Urbana

Os nossos desejos podem ser de qualquer natureza: seja resolver um problema pontual, comprar uma roupa, sentir-se mais bonita, viver uma experiência gastronómica, estudar um novo idioma, fazer uma viagem, comprar um novo carro ou uma casa, etc.

Podemos assim dizer que a venda já existe, sempre que uma pessoa ou empresa tem uma necessidade ou desejo de algo. Então o que falta? A pessoa ainda não encontrou a solução que irá resolver a sua dor ou saciar o seu desejo. Afinal, se ela já tivesse resolvido então não precisaria de nós, concorda?

É aí que entra o Marketing, ajudando os clientes a encontrar fornecedores para os seus desejos. Quem não é visto não é lembrado, e a principal função do Marketing é fazer com que as pessoas lembrem de ti como a única opção viável, e queiram ouvir o que tens a dizer.

Lembra do filme Inception? Então continue a ler…

Inception idea marketing top of mind

Indo de A para D

O 1º Desejo é sair do ponto A (Atual) para o ponto D (Desejado). E se fosse fácil, a pessoa já teria resolvido e não precisaria de ajuda. Mas o fato é que ela precisa da tua ajuda para chegar ao ponto D.

E como ela vai saber que tu existes e podes ajudá-la?

É aqui que entra o Marketing, para apresentar a tua marca como solucionadora de problemas, ou a realizadora de sonhos.

Em resumo, a função do Marketing é criar este 2º Desejo, o da pessoa contratar-te para ajudá-la a realizar o 1º Desejo.

Gerar desejo! O Marketing visa posicionar uma marca no mercado. Tornar essa marca a referência de um segmento para que seja lembrada quando as pessoas quiserem comprar algo.

Marketing na Prática

Imagine o seguinte cenário: Tens que chegar a um compromisso e não queres te atrasar. Olhas no relógio e ainda tens tempo suficiente para usar o transporte público, mas também pode ir de bicicleta, ou ainda chamar um taxi ou então um motorista de aplicativo. Só aqui já temos diversas opções:

  • A pé
  • Bicicleta
  • Trotinete elétrico
  • Autocarro
  • Metro
  • Aplicativo de mobilidade
  • Taxi

Em poucos momentos tens que tomar uma decisão e recorres ao teu repertório mental. O que irá pesar mais para ti neste momento: saúde, conforto, rapidez, status?

Certamente irás te lembrar das sensações e emoções que desejas experimentar ao sair de casa e chegar ao teu destino.

  • Ir a pé ou de bicicleta te permite estar em contato com o ambiente enquanto faz um exercício físico;
  • De bicicleta/trotinete elétrico, irás te cansar menos e demonstrará a tua preocupação com o meio-ambiente;
  • De autocarro ou metro te permite estar mais perto das pessoas da zona e ainda economizar algum dinheiro;
  • De carro de aplicativo ou taxi te fará chegar mais rápido e aproveitar o tempo de sobra de outra maneira.

Acredito que já visualizastes todas as hipóteses e já te decidistes, de acordo com o que te faz mais sentido.

Por exemplo, digamos que optaste pelo carro, qual Aplicativo vais usar: UberCabify, Bolt, MyTaxi ou Kapten? Qual desses você já conhecia?

O desejo de se locomover já existe e certamente o a função do Marketing é ser o responsável pelo desejo de escolher uma experiência específica. Um marketing bem feito fará com que a o cliente se lembre rapidamente da marca que poderá realizar o seu desejo. ?

Tu és o Veículo!

O teu cliente tem um Desejo e tu sabes como realizá-lo. O teu produto/serviço é o veiculo que pode levá-lo ao ponto D.

A função do Marketing é tornar a tua marca desejável, e o teu produto/serviço a melhor opção disponível no mercado. Como fazer isso?

Existem diversas formas, estratégias e metodologias que eu poderia falar, mas vou me ater a uma que eu conheço bem e gosto mais o Inbound Marketing.

Resumidamente temos dois tipos de Marketing:

Outbound Marketing = Correr atrás do cliente – Visualize um vendedor com um megafone numa praça a tentar chamar a atenção do maior número de pessoas possível, de forma que algumas delas se interessem pelo que ela tem a vender.

Inbound Marketing = Atrair os clientes já interessados – Aqui o segredo é aparecer primeiro para quem já está procurando os teus produtos/serviços em canais que comprovadamente trazem resultados consistentes.

Qual dessas duas metodologias te parece ser a melhor, de forma a divulgar a tua marca e te trazer clientes reais, ao invés de apenas seguidores nas redes sociais?

Lembre-se: O seu cliente já quer chegar ao seu destino (Desejo), e você é o veículo que pode levá-lo até lá. Mas ele sabe que você existe?

Você é o veículo que leva o desejo ao seu destino

Um outro exemplo: Quantas marcas de água engarrafada existem no mercado? E de quantas tu te lembras de imediato? Umas 2 ou 3?

Pois a função do marketing é exatamente tornar a tua marca uma das 2 ou 3 que apareçam à mente dos teus clientes quando eles precisarem dos teus produtos/serviços!

Então que faz a venda?

A venda é o ingresso que o cliente paga para poder entrar no teu veículo. ?

Quem faz a venda, a cobrança e a entrega do produto/serviço também és tu, mas através da tua estrutura comercial e operacional. Quando a venda acontece é porque um bom Marketing já foi feito, porém também deve continuar através do teu atendimento e do pós-venda.

Um cliente encantado pelo seu ótimo atendimento e pelos excelentes resultados na experiência com a tua marca certamente irá voltar e também fará referências, e aí temos o efeito flywheel em ação. Uma máquina que se retroalimenta através da melhor publicidade que há: o passa a palavra!

Como está o seu Marketing Digital?

Para começar a obter esta resposta, responda estas 3 perguntas:

  1. Quando os teus clientes buscam na internet pelo teu nome, o que eles lá encontram?
  2. Quando os teus clientes buscam na internet pelos teus produtos/serviços, o que eles lá encontram?
  3. Tu comprarias os teus produtos/serviços com base apenas no que se encontra na internet sobre ti?

Se a resposta for positiva para estas 3 perguntas, parabéns! ?
Se as tuas vendas ainda não chegam então não é por falta de um bom Marketing, mas provavelmente deves ajustar algo na recepção dos clientes, na embalagem dos produtos, na abordagem comercial, nos teus preços, nas opções de pagamento, nas forma de entrega, etc. Os clientes estão a chegar com facilidade, no entanto algo os impede de passar ao caixa e efetuar o pagamento.

No entanto, se as respostas não foram satisfatórias para estas 3 perguntas acima, possivelmente podes melhorar muito a tua divulgação com pequenas ações práticas e possivelmente gratuitas.

7 Coisas que podem melhorar o teu Marketing ainda hoje

  1. Cria e otimiza um Perfil de Empresa no Google My Business para aparecer melhor nas pesquisas Google e Google Maps
  2. Pede depoimentos aos teus clientes mais satisfeitos, eles deixarão um testemunho público de que és bom no que fazes.
  3. Cria (ou reativa) um Blog para teres onde publicar de forma permanente os teus conteúdos, vinculados à tua marca, como um património digital.
  4. Estabelece um Calendário Editorial para organizar o teu tempo e produz conteúdo relevante com frequência sem muito esforço.
  5. Contrata uma plataforma de agendamento de posts para não te tornares um escravo das redes sociais
  6. Define metas e acompanha os teus números para saberes exatamente quais ações estão a dar resultados.
  7. Pensa em formas de otimizar o teu tempo para trabalhar menos e ganhar mais.

Quais dessas ações vais tomar ainda hoje para facilitar com que os clientes encontrem o teu negócio na internet? Me conte nos comentários!

Que tal acelerar os teus resultados?

Espero que este artigo tenha trazido valor para o seu negócio. E se precisares de ajuda para acelerar ainda mais os teus resultados, me procure!



Gostou desse artigo? Use os comentários abaixo para contar suas experiências, dificuldades e dúvidas sobre este assunto.

Se esse conteúdo foi importante pra você, compartilhe também com seus amigos em seus grupos de relacionamento e redes sociais.
Sharing is caring! :-)

5 4 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest


5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lea Marcondes
3 anos atrás

Artigo muito esclarecedor para mim que não sou desta área. Dionízio tem feito consultoria comigo trazendo-me uma nova compreensão sobre a divulgação do meu trabalho. Excelente profissional e profundo conhecedor dos assuntos que apresenta em seus artigos e site. Agradecida pelo trabalho que tem desenvolvido comigo nesta área.

Kalli Horn
2 anos atrás

Ótimo artigo, bastante objetivo e didático para quem precisa de entender a diferença entre as duas coisas. Obrigada! 🙂

DJIO
Admin
Reply to  Kalli Horn
2 anos atrás

Eu que agradeço o seu feedback! Fico feliz que tenha gostado! Se quiser saber dicas práticas sobre como atrair os clientes que já estão interessados nos seus produtos e serviços recomendo ler os artigos sobre o inbound marketing. ?

Cáren Freitas
Cáren Freitas
2 anos atrás

Uma leitura objectiva e de fácil entendimento para quem procura mais conhecimentos desta área. Gostei imenso!

DJIO
Admin
Reply to  Cáren Freitas
2 anos atrás

Que bom que gostou! Recomendo ler também os outros artigos sobre marketing digital.

Abrir o Chat
1
Posso ajudar?
Olá
Posso ajudar?